ILIB em infecção hospitalar
Histórico
Paciente masculino 80 anos de idade, com fratura no quadril, e quando reduzido, um dos pinos estava infectado e causou uma infecção hospitalar severa com indicação para amputação pois o mesmo não estava respondendo à antibioticoterapia de última geração.
Quadro inicial
Logo após a cirurgia iniciou-se o processo de dor e pontos de flutuação. As medicações Tazobactam e Piperacilina não reverteram a evolução do caso. Motivando o corpo médico optarem pela amputação do MI.
Protocolo empregado
Com o ILIB foi realizado uma hora por dia. De início já se notou a hiperemia em sítios necróticos, e com 15 dias a granulação.
Objetivo do protocolo empregado
Desinflamar o organismo e permitir que o antibiótico fizesse efeito. Oxigenação de todo o organismo e melhora do sistema imunológico.
Materiais utilizados
Laser terapêutico RIWT.
Evolução
Com poucas ss de ILIB o paciente respondeu satisfatoriamente revertendo o prognóstico. Atualmente tem atividades cotidianas normais.
Resultado
Extremamente positivo e satisfatório, tanto em qualidade como no tempo de tratamento, evitando procedimentos cirúrgicos com sequelas irreversíveis.
Discussão
Esse protocolo de uma hora por dia, atualmente foi reconsiderado com base nas experiências clínicas de outros profissionais.
Nossa recomendação atual é de fazer ILIB de forma ininterrupta até o organismo responder.